Fale Conosco
17 3301-3901

» Notícias

Lei municipal proíbe corte ou poda de árvores sem autorização em SJ do Rio Preto

25/11/2014

Lei municipal proíbe corte ou poda de árvores sem autorização em SJ do Rio Preto

O índice de corte ou poda de árvores em São José do Rio Preto teve aumento de 25% entre os meses de janeiro a junho, segundo dados da Secretária do Meio Ambiente. Segundo o IBGE, a cidade tem cerca de 117 mil domicílios com alguma árvore plantada e outros 3,5 mil sem qualquer tipo de vegetação. Diante desses dados, uma lei municipal foi criada há 18 anos mais que apenas em 2013 foi colocada em prática, devido o aumento de fiscalização e autuações da prefeitura para esses atos, e que prevê multa de R$ 123 a R$ 247, para prática sem autorização das autoridades.


Um episódio recente que aconteceu em Rio Preto foi da árvore Guapuruvu, na Vila Imperial, que teve o corte impedido após uma mobilização nas mídias e da Associação de Proteção à Cidadania (APC), para passar por um processo para ser considerada um patrimônio histórico.


O presidente da APC, Marcelo Henrique, acredita que a sociedade tem evoluído nas questões de preservação ambiental. A entidade foi responsável pela mobilização que impediu o corte do Guapuruvu. Sobre a denúncia do corte radical de aproximadamente 20 árvores num terreno da antiga Estrada da Boiadeira, semana passada, no bairro São Deocleciano. "Por lei, eles têm dez dias para responder. Então temos que esperar", explicou em reportagem ao Portal Diárioweb (12.11.2014).


Na página do Facebook da APC foi feita uma denúncia através do vídeo da derrubada de uma árvore em terreno do bairro São Deocleciano.


Veja o vídeo: Clique aqui

 

17 3301-3901 - contato@mhsa.com.br
Avenida Lino José de Seixas, 1171
São José do Rio Preto - SP
Marcelo Henrique - Sociedade de Advogados. Todos os direitos reservados.